Sabe como funciona uma prova de Sommelier de Cervejas? Ontem foi dia de acompanhar o teste para eleger o melhor Sommelier de Cervejas do Brasil e, garanto a vocês, quem está de fora fica tão nervoso quanto os sommeliers que estão no teste!! Querem saber como foi/é a prova?
Bem, nos dias anteriores, existiram as preliminares com prova de conhecimentos e teste de identificação de estilos e defeitos para chegar aos 5 finalistas. E a grande final foi dividida em dois passos:
1º – É uma etapa de degustação entregue um copo com uma cerveja não identificada, onde o candidato deve fazer toda análise sensorial da cerveja: cor, aroma, sabor, retrogosto, carbonatação, presença do álcool, etc. E o candidato ainda tem que dizer qual o estilo daquela cerveja!! (Se você acha isso difícil, imagine estar numa final e com uma platéia repleta ouvindo tudo o que você faz e fala!!).
2º – Após a análise da cerveja foi a hora da mesa de bar, para um teste de serviço. 4 mulheres em uma mesa, fazendo perguntas ao candidato sobre o que seria mais legal de harmonizar pratos e também indicar cervejas de acordo com o gosto delas. E, tudo isso, conhecendo o menu e a carta de cervejas na hora! Nesta prova, além das respostas, também são avaliados critério de postura, forma de servir e cuidados com as clientes.
Depois de muita tensão, saiu o resultado. E, depois de algumas finais, Eduardo Pelizzon foi eleito o campeão da 4ª edição do Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cerveja. Tudo isso realizado pelo @institutodacerveja. Ahh, a cerveja que serviram para os candidatos para descrição foi a Jandrain-Jandrenouille – IV Saison (que ninguém acertou o estilo!! Bateram na trave).
Parabéns para toda a galera que participou, principalmente aos finalistas e campeão.
No Comment